PSICOTERAPIA EMDR / O que é EMDR e como Surgiu?



O que é EMDR?

- O EMDR é uma nova abordagem psicoterapêutica reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) que permite resolver, com eficácia, rapidez e durabilidade de resultados, bloqueios que dificultam a concretização de objectivos pessoais, relacionais, académicos ou profissionais, avivando o potencial de cada indivíduo. EMDR significa Dessensibilização e Reprocessamento através dos Movimentos Oculares, porque permite o reprocessamento de experiências emocionalmente traumáticas por meio da estimulação bilateral do cérebro (que pode ser visual, auditiva ou tátil), que promove a comunicação entre os dois hemisférios cerebrais.

 

Como surgiu?

Esta psicoterapia foi descoberta casualmente, no final dos anos 80, por Francine Shapiro, uma psicóloga californiana, quando um dia contrariada e sujeita a pensamentos negativos passeava num parque e notara que pensamentos perturbadores desapareciam quando, de forma espontânea, os seus olhos se moviam na diagonal, para a esquerda e direita e de cima para baixo. Após esta experiência, começou voluntariamente a pensar em situações do seu passado e do seu presente que a perturbavam enquanto movimentava os seus olhos de um lado para o outro e verificou que essas memórias deixavam de ser perturbadoras.

“Decidiu investigar se esta situação seria passível de ocorrer com outras pessoas, fazendo experiências com amigos. Pedia-lhes que seguissem o movimento dos seus dedos (como uma forma de ajudá-los a manter os movimentos oculares) após a instrução para pensarem em eventos perturbadores. Depois de experimentar com mais de setenta pessoas, confirmou que o processo dessensibilizava os pensamentos perturbadores. Prosseguiu no campo da investigação e aplicação do modelo e chamou inicialmente de EMD, Eye Movement Desensitization.

Em 1990, Francine Shapiro fundou uma Associação Profissional Independente, o EMDR Institute, localizado na Califórnia (EUA),atualmente com a responsabilidadede formar os formadores, supervisores, facilitadores e terapeutas EMDR em todo o mundo. Nesse mesmo ano expandiu o conceito do modelo para EMDR, Eye Movement Desensitization and Reprocessing, de forma a incluir o conceito de reprocessamento. Francine Shapiro estava convencida que os movimentos oculares poderiam processar as lembranças traumáticas, libertando a pessoa para que pudesse ter condutas mais adaptativas e funcionais.

Em 1998 Francine Shapiro experimentou o seu modelo com 22 voluntários (veteranos da guerra do Vietname e vítimas de violação/abuso sexual) e que preenchiam os critérios para Perturbação de Stress-Pós-Traumático (PSPT). Dividiu as pessoas em 2 grupos: o grupo experimental (em que cada pessoa recebeu uma sessão de EMDR) e o grupo de controlo (em que cada pessoa contou detalhadamente o seu trauma). O grupo experimental demonstrou melhorias significativas, o grupo de controlo não. Após a experiência, por questões éticas, aplicou-se igualmente o modelo EMDR ao grupo controlo. Após um mês e até aos três meses após a aplicação do EMDR, todos os pacientes mantinham os resultados positivos da sua sessão de EMDR.

O modelo terapêutico EMDR apresentou desde o início excelentes resultados em casos de PSPT, mas com o tempo veio a verificar-se que apresentava resultados no tratamento de perturbações da ansiedade, quadros depressivos e psicossomatologia.

Estudos recentes em traumatologia têm vindo a demonstrar que esta nova abordagem de psicoterapia tem registado sucesso ao nível clínico e mudanças do funcionamento cerebral, com redução de atividade neurológica do hemisfério esquerdo (responsável principal pelo registo de reações emocionais e orgânicas) e ativação do sistema nervoso autónomo/parassimpático (responsável por reações de relaxamento corporal e sentimentos de tranquilização).

A designação EMDR está a percorrer o mundo inteiro, mas Francine Shapiro afirmou que se tivesse criado o modelo EMDR hoje, tê-lo-ia batizado de Terapia de Reprocessamento (TP) ou Processamento Acelerado de Informação (PAI).

O modelo EMDR é ministrado na prática clínica, privilegiadamente, por psicólogos, psiquiatras e médicos, que se submeteram a formação / treinamento específico.”

Retirado de: www.emdrportugal.com/pt/historia